HomeBlogTecnologiaOpen banking – o modelo bancário do futuro?

Open banking – o modelo bancário do futuro?

Você pode já ter ouvido falar sobre open banking ou open finance nos últimos tempos, mas você sabe do que se trata? Bom, é mais simples do que parece, e a gente aqui da Certidoc te explica!

O que é Open Banking?

O open banking é um sistema bancário inovador que concede ao correntista, sendo pessoa física ou jurídica, total controle de suas próprias finanças, permitindo que você use seus dados bancários de uma instituição em outra. Isso é possível através da abertura de portas entre as empresas bancárias participantes desse sistema, que podem obter acesso aos dados e movimentações financeiras do cliente em uma outra instituição.

Mas fique tranquilo (a)! Pois essa movimentação só poderá ocorrer com a sua permissão, autenticação e confirmação, e além disso, somente as agências bancárias autorizadas pelo Banco Central podem fazer parte da rede open banking, ao cumprir rígidas exigências de segurança de dados e criptografia.

O open banking também instiga a competição entre as instituições financeiras para oferecerem o melhor serviço com as melhores taxas para o cliente final, já que ao obter acesso aos dados bancários de um cliente, uma segunda instituição poderá oferecer um serviço que melhor se adequa às suas necessidades e ao seu bolso. Tudo isso de forma gratuita e por meios digitais.

E como isso afeta a minha empresa?

Com o surgimento do open banking, e as instituições tendo em vista se destacar perante o mercado, um ponto importante é a oferta de produtos e serviços customizados de acordo com o perfil do consumidor. Além de fornecer uma melhor experiência ao usuário através dos serviços personalizados, o compartilhamento de dados bancários também gera transparência através da visão mais detalhada do processo de uso da informação.

O open banking faz uso das API´s, (conjunto de códigos de programação para estabelecer conexão de um software a outro), para automatizar processos de intermédio de operações bancárias, tornando as movimentações mais rápidas e poupando dinheiro.

Vale lembrar também sobre a diversificação dos canais, permitindo pagar e receber em operações sem conexão direta com a rede internet banking, e também ter acesso a um serviço ou produto em vários canais.

Case CIGAM

Clientes do ERP CIGAM , por exemplo, que é pioneiro na utilização da tecnologia Open Banking no sistema de gestão empresarial, já podem realizar transações bancárias como geração e registro de boletos diretamente pelo software, sem a necessidade de o cliente se conectar aos painéis de internet banking dos bancos, que não raramente são lentos e instáveis.

Em balanço levantado, a equipe CIGAM identificou em empresas clientes que já utilizam a solução, que tarefas que antes demandariam cerca de 6 horas de operação semanal, com a integração foram reduzidas para 5 minutos.

Nesses casos, o ganho financeiro vai muito além da economia de taxas bancárias, uma vez que com isso, todo o time financeiro dessas empresas fica livre para focar em tarefas que realmente importam, aumentando a produtividade e otimizando o ROI (retorno sobre investimento) da operação.

E o quão seguro isto é?

Como dito antes, somente instituições financeiras aprovadas pelo banco central estão aptas a fazerem parte do open banking, seguindo padrões rígidos de segurança e criptografia de dados, tendo em vista manter a segurança dos dados pessoais financeiros de milhares de clientes.


Através das API´s, há a integração dos sistemas de forma segura, e com a ajuda do certificado digital, uma ferramenta que funciona como identidade eletrônica e possibilita a assinatura e oficialização de documentos a distância com o mesmo valor perante a lei, é possível autenticar a movimentação, mantendo a integridade do processo de compartilhamento dos dados, e a confidencialidade dos dados bancários dos clientes.

Precisando de Certificado Digital? 🔒✨

Converse com a nossa equipe. Nós te ajudaremos a encontrar o tipo e modalidade de emissão que melhor se enquadram para você!

Escrito por Alexia Casagrandi

Graduanda em Jornalismo e apaixonada por escrita desde sempre, a usando como redatora, escritora de ficção e tradutora. Além de escrever, no tempo livre gosta de ler, jogar videogames e se arriscar na cozinha.