Índice
- A verificação em duas etapas está habilitada. Por quê?
- Como desativar a verificação em duas etapas (vídeo)
- Atualização (25/07/2025) – Todas as contas nível ouro agora “necessitam” de verificação de duas etapas?
Porque a verificação de duas etapas do meu cliente está habilitada?
Motivo: Usuário habilitou sem querer
O dono da empresa, lá no seu perfil de pessoa física, ao acessar a carteira de motorista, SUS, INSS, ou qualquer outro serviço via Gov.br no celular, recebeu um alerta para habilitação da verificação em duas etapas.
Acontece que o usuário muitas vezes não lê o que está escrito nesse alerta e confirma a ativação.

Após ele confirmar, será exibida uma explicação, de que a partir de agora sempre será necessário gerar um código de segurança para acessar qualquer serviço via Gov.br.
Mensagem que frequentemente não é lida.

E sim, isso reflete no seu acesso nos ambientes da empresa, por exemplo ao logar no e-CAC com o certificado e-CNPJ.
Solução:
Passo 1: Desabilitar a verificação de dois fatores (explicaremos mais adiante, ainda nesse artigo).
Passo 2: Já com a verificação em dois fatores desativada, saia e entre novamente no aplicativo. Ao fazer login e receber o alerta de habilitação da verificação de dois fatores, seu cliente precisa clicar em “Não perguntar novamente“

Passo 3: Mesmo marcando para não perguntar novamente, a mensagem pode voltar a ser exibida de tempos em tempos, ao acessar de um aparelho diferente ou após uma atualização, afinal o governo quer que mais usuários passem a utilizar essa proteção adicional. Eduque o seu cliente – explicando o que foi feito, e que caso veja o alerta novamente, não deve ativá-lo.
Como desativar a verificação em duas etapas (vídeo)
Logado no aplicativo do Gov.br clique em:
Segurança da Conta > Verificação em Duas Etapas > Desabilitar verificação em duas etapas > Desabilitar verificação > Ok
Atualização (25/07/2025)
O Gov.br informou que a partir de hoje, “todas as contas nível Ouro necessitam da verificação em duas etapas ativada”. Essa mensagem é exibida em uma nova tela que agora é mostrada ao fazer login.

Embora a mensagem dentro do portal sugira que a ativação é obrigatória, em comunicados à imprensa o governo afirma que a medida é opcional, tratando-a como um “convite”.
Sugerimos que enquanto for possível pular essa etapa, os clientes o façam, aguardando o tempo necessário, de 30 segundos a 2 minutos, e após clicando em “Continuar sem ativar”.
Importante: Essa nova restrição não depende do cliente ou do fornecedor do certificado, mas sim algo imposto pela própria equipe do Gov.br.