Introdução
Digamos que você realizou a renovação online e agora por alguns dias possui dois certificados A3 em um mesmo token ou smartcard – sendo o seu certificado atual válido, e um novo, que ainda não iniciou o seu período de validade.
Embora não seja comum, pode acontecer de portais que utilizam certificado acabarem selecionando o certificado novo (que ainda não está operacional), por conta de possuir a data de vencimento maior, e não o que está ainda válido e operacional. Portanto, você precisa deixar o novo em standby, para que os usos sejam feitos ainda com o antigo.
Esse problema foi identificado inicialmente por nossa equipe no portal Projudi, utilizado por advogados .
Agora que está claro o caso, vamos a resolução.
1- Encontrar a chave chamada “Impressão Digital” do novo certificado e isolá-lo.
1.1 Primeiramente é necessário chegar até a aba de certificados do Windows, para pegar o número da TUMBPRINT do certificado. Para isso clique em iniciar e pesquise por “opções da Internet”. Clique em cima e vamos para o próximo passo.
1.2 Agora selecione a aba “Conteúdo”, e depois clique em “Certificados”
1.3 Agora você deve selecionar o “certificado novo”. Dê um duplo clique nele ou em “Exibir”. Na aba “Detalhes”, procure na lista pelo campo “Impressão Digital” ou “TUMBPRINT”, e copie o valor para o bloco de notas. Após pegar a TUMBPRINT, que é esta chave com vários números e letras, vamos fazer o isolamento do certificado, para que fique somente o anterior no repositório, isto é, ficará apenas o certificado que o cliente já utilizava antes de fazer a renovação.
2. Isolar o certificado que ainda não está válido
2.1 Na área de pesquisa do Explorer ou no pesquisar do Windows, digite %appdata% e acesse o resultado. Após localize as pastas Roaming > Microsoft > SystemCertificates > My > Certificates.
2.2 Dentro da pasta “Certificates” você encontrará todos os certificados da máquina nomeados com a “TUMBPRINT”. Localize o “TUMBPRINT” que você quer isolar, crie uma pasta “backup” ou qualquer outro nome, e recorte o certificado para lá, mantendo o restante na pasta atual Certificates.
IMPORTANTE: Esse processo deverá ser feito sempre que a máquina for ligada, ou quando o cliente remover a mídia e inseri-la novamente.
Normalmente, após o cliente concluir o que precisa fazer, ou ao começar a validade do novo certificado, desfaça o item acima.
Esta matéria é um oferecimento da equipe técnica da AR Certidoc vinculada a AC Safeweb.
O nosso conteúdo te ajudou?
Quem possui Certificado Digital Certidoc tem um Suporte exclusivo via Whatsapp ou telefone, sem precisar esperar horas na linha para receber atendimento.
Ainda não é nosso cliente, mas quer fazer a próxima emissão com a gente? Preencha o formulário e te avisamos próximo do vencimento.

Escrito por Paulo Chagas
Sócio-diretor da Certidoc. Desde 2001 fala de Certificação Digital. Paraense de nascença e Gaúcho de coração, nas horas vagas participa de eventos culinários beneficentes.