Introdução
- O primeiro passo é definir sua ideia de negócio e fazer sua pesquisa. Você precisará encontrar seu nicho, identificar seu mercado-alvo e criar um plano de negócios detalhado.
- Feito isso, você precisará escolher uma estrutura de negócios e obter as licenças e autorizações necessárias.
- Então é hora de garantir o financiamento, escolher um local para o seu negócio e começar a contratar funcionários.
- Finalmente, você precisará promover seu negócio por meio de marketing e publicidade.
Índice
1 – Defina sua ideia de negócio
1.1 Faça sua pesquisa
1.2 Encontre seu nicho
1.3 Identifique seu mercado-alvo
1.4 Criar um plano de negócios
2 – Defina sua estrutura de negócio
2.1 Propriedade individual
2.2 Parceria
2.3 Sociedade Limitada
2.4 Corporação
3 – Obter licenças e autorizações
3.1 Licenças Federais e Estaduais
3.2 Licenças Locais
4 – Obtenha financiamento
4.1 Autofinanciamento
4.2 Investidores
4.3 Empréstimos para Pequenas Empresas
5 – Escolha a localização da sua empresa
5.1 Considere o seu mercado-alvo
5.2 Comparar Preços de Arrendamento
5.3 Avaliar a concorrência
6 – Contratar funcionários
6.1 Escreva descrições de cargos
6.2 Postar vagas de emprego
6.3 Triagem de Candidatos
6.4 Conduza entrevistas
7 – Promova seu negócio
7.1 Crie um plano de marketing
7.2 Use mídias sociais
7.3 Anuncie online e offline
7.4 Obtenha cobertura da imprensa
Seção 1 - Defina sua ideia de negócio
1.1 Faça sua pesquisa.
Quando você tem uma ideia de negócio, o primeiro passo é pesquisar. Isso ajudará você a validar sua ideia, entender o mercado e começar a desenvolver um plano de negócios. Você pode começar pesquisando on-line, conversando com amigos e familiares ou participando de feiras e eventos do seu setor.
Vale a pena conferir: O Portal Sebrae tem a seção ideias onde você pode buscar por uma série de ideias de negócios, obtendo assim informações do mercado, investimento necessário, normas técnicas, e muito mais.
1.2 Encontre seu nicho.
Depois de fazer sua pesquisa, é hora de encontrar seu nicho. Este é o grupo de pessoas com maior probabilidade de se interessar pelo que você tem a oferecer. Para encontrar seu nicho, considere quais necessidades e desejos seu produto ou serviço atende. Em seguida, pense em quem teria maior probabilidade de usar seu produto ou serviço. Por exemplo, se você vende joias feitas à mão, seu mercado-alvo pode ser mulheres de 25 a 40 anos, de classe média alta, e que procuram acessórios exclusivos.
1.3 Identifique seu público-alvo.
Agora que você sabe quem são seus clientes em potencial, é hora de identificar seu mercado-alvo. Este é o grupo de pessoas com maior probabilidade de comprar de você regularmente. Para identificar seu mercado-alvo, considere seus dados demográficos (idade, sexo, localização), psicografia (escolhas de estilo de vida) e necessidades/desejos. Por exemplo, se você vende joias feitas à mão, seu mercado-alvo pode ser mulheres de 25 a 40 anos, de classe média alta, que moram em zonas urbanas e que procuram acessórios exclusivos.
1.4 Criar um plano de negócios.
O próximo passo é criar um plano de negócios. Este documento descreverá todos os aspectos do seu negócio, incluindo sua finalidade, produtos ou serviços, mercado-alvo, estratégia de marketing, projeções financeiras e muito mais. A criação de um plano de negócios o ajudará a organizar todos os detalhes do início do seu negócio e servirá como um roteiro para o crescimento.
Seção 2 - Defina sua estrutura de negócio
2.1 Encontre um escritório de contabilidade.
É essencial contar com um contador na hora de abrir a empresa. O contador/contadora saberá a melhor forma de enquadrar a empresa, além da forma correta de enviar a papelada necessária, evitando multas e complicações posteriores. Você pode procurar por um escritório local, ou ainda optar por escritórios online, como a Contajá.
2.1 MEI.
O Microempreendedor Individual é o tipo mais comum de estrutura de negócios. É fácil de configurar, o alvará já é emitido automaticamente, e você não é obrigado a apresentar qualquer papelada ao governo, a não ser a Declaração Anual (DASN). A desvantagem de um MEI, e qualquer outro tipo de empresa individual é que você é pessoalmente responsável por todas as dívidas e obrigações do negócio. Outro ponto limitante do MEI é o limite anual de faturamento, que atualmente é de R$81.000,00.
2.2 Sociedade Limitada Unipessoal.
Uma parceria é uma estrutura de negócios na qual duas ou mais pessoas compartilham a propriedade da empresa. As parcerias podem ser
2.3 Sociedade Limitada (LTDA).
Uma empresa de responsabilidade limitada (LTDA) é uma estrutura de negócios que oferece aos seus proprietários proteção de responsabilidade limitada contra dívidas e obrigações incorridas pela empresa. As LTDA’s são obrigadas a arquivar artigos de organização no estado em que estão fazendo negócios. A propriedade em uma LLC pode ser transferida mais facilmente do que a propriedade em outros tipos de negócios, como corporações. As LTDAs também têm menos requisitos de relatórios e manutenção de registros do que outros tipos de negócios. No entanto, as LTDAs estão sujeitas a determinados impostos, como imposto de trabalho autônomo, e podem não ser elegíveis para determinados tipos de licenças ou autorizações.
2.4 Corporação.
Uma corporação é uma estrutura de negócios que oferece aos seus proprietários proteção de responsabilidade limitada contra dívidas e obrigações contraídas pela empresa. As corporações são obrigadas a arquivar artigos de incorporação com o estado em que estão fazendo negócios. A propriedade em uma corporação pode ser transferida mais facilmente do que a propriedade em outros tipos de negócios, como empresas individuais e parcerias. No entanto, as empresas estão sujeitas a certos impostos, como o imposto de renda corporativo, e podem ser obrigadas a apresentar relatórios anuais ao estado.
Seção 4. Obtenha financiamento.
4.1 Autofinanciamento.
A forma mais comum de financiar uma pequena empresa é através da poupança pessoal. Se você economizou dinheiro suficiente, poderá usá-lo para iniciar seu negócio sem pedir dinheiro emprestado a investidores ou bancos. Essa opção geralmente é a mais arriscada, pois você está colocando todas as suas finanças pessoais em risco. No entanto, também pode ser o mais gratificante, pois você não terá que abrir mão de nenhum patrimônio da sua empresa ou pagar juros sobre empréstimos.
4.2 Investidores.
Outra opção para financiar sua pequena empresa é encontrar investidores que estejam dispostos a fornecer capital em troca de uma porcentagem de propriedade em sua empresa. Essa pode ser uma ótima opção se você não puder obter um empréstimo de um banco, mas apresenta alguns riscos. Você precisará selecionar cuidadosamente os investidores que compartilham sua visão para a empresa e em quem você sente que pode confiar com uma parte da propriedade.
4.3 Empréstimos para Pequenas Empresas.
Os empréstimos para pequenas empresas são outra opção para financiar sua ideia de negócio. Existem muitos tipos diferentes de empréstimos disponíveis, e cada um tem seus próprios termos e condições. Você precisará pesquisar diferentes credores e comparar as taxas antes de escolher um empréstimo adequado para o seu negócio. Certifique-se de ler as letras miúdas e entender todos os termos e condições antes de assinar qualquer documento de empréstimo.
Seção 5. Escolha a localização da sua empresa.
5.1 Considere o seu mercado-alvo.
5.2 Comparar Preços de Arrendamento.
5.3 Avaliar a concorrência.
Seção 6. Contratar funcionários.
6.1 Escreva descrições de cargos.
Quando você estiver pronto para começar a contratar funcionários, o primeiro passo é escrever descrições de cargos claras e concisas. Inclua os deveres e responsabilidades do cargo, bem como as qualificações e habilidades necessárias. Certifique-se de incluir também informações sobre a cultura da sua empresa, para que os candidatos em potencial possam ter uma ideia se eles seriam uma boa opção.
Para garantir que você atraia os melhores candidatos, publique suas descrições de trabalho em quadros de empregos populares e diretórios online. Você também pode entrar em contato com organizações e associações profissionais em seu setor ou usar as mídias sociais para divulgar.
6.2 Postar vagas de emprego.
Depois de escrever suas descrições de trabalho, é hora de começar a publicá-las on-line e em outros lugares onde os candidatos em potencial provavelmente as verão. Além de quadros de empregos populares e diretórios online, você pode postar vagas no site da sua empresa ou nas páginas de mídia social. Você também pode entrar em contato com faculdades e universidades locais ou colocar anúncios em jornais ou outras publicações.
6.3 Triagem de Candidatos.
Depois de receber as inscrições de candidatos interessados, é hora de começar a triá-los para obter qualificações e se adequar à cultura da sua empresa. Esse processo pode ser feito por meio de análises de currículos, entrevistas por telefone ou entrevistas pessoais. Para cada método de triagem, certifique-se de ter uma lista de perguntas preparada com antecedência para que você possa avaliar cada candidato de forma justa e consistente.
6.4 Conduza entrevistas
Depois de selecionar os candidatos usando um ou mais métodos, é hora de agendar entrevistas com aqueles que parecem ser os mais adequados para o cargo. Durante a entrevista, certifique-se de perguntar a cada candidato sobre sua experiência, qualificações, motivação para querer o cargo, bem como sua disponibilidade. Aproveite também esta oportunidade para lhes dar mais informações sobre a cultura da sua empresa, para que possam decidir se é algo em que estariam interessados.
Seção 7. Promova seu negócio.
7.1 Crie um plano de marketing.
O primeiro passo para promover o seu negócio é criar um plano de marketing. Isso ajudará você a definir seus objetivos, mercado-alvo e orçamento. Para criar um plano de marketing, comece pesquisando seu setor e concorrentes. Em seguida, decida quais são seus objetivos e como você pode alcançar seu mercado-alvo. Por fim, defina um orçamento e crie um cronograma para sua campanha de marketing.
7.2 Use mídias sociais.
A mídia social é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a promover o seu negócio. Para usar a mídia social de forma eficaz, comece criando perfis em plataformas populares como Facebook, Twitter e Instagram. Para otimizar o seu tempo, faça uma análise de quais redes sociais faz sentido ou não manter postagens. Se você vende roupas, maquiagens ou até mesmo trabalha com fotografia, TikTok e Instagram fazem mais sentido. Se você trata de temas corporativos, LinkedIn e Blog podem ser uma melhor pedida.
Em seguida, publique atualizações regulares e interaja com seus seguidores. Você também pode usar a mídia social para veicular anúncios e direcionar o tráfego para seu site ou blog.
Para negócios locais, sugerimos que dê uma atenção especial ao Google Meu Negócio. Confira um checklist especial que preparamos.
7.3 Anuncie online e offline.
Há muitas maneiras de anunciar seu negócio online e offline. Para alcançar o maior número de pessoas possível, considere usar os dois métodos de publicidade. Alguns métodos populares de publicidade online incluem anúncios de pagamento por clique (PPC), otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e marketing de conteúdo. Para publicidade offline, considere usar anúncios impressos, comerciais de TV ou anúncios de rádio.
7.4 Obtenha cobertura da imprensa.
Obter cobertura da imprensa é uma ótima maneira de promover seu negócio gratuitamente. Para obter cobertura da imprensa, comece entrando em contato com jornalistas do seu setor e enviando comunicados à imprensa ou e-mails de apresentação sobre sua empresa. Você também pode realizar eventos ou dar entrevistas para gerar cobertura da imprensa.
Conclusão

Escrito por Bruno Mattos
Responsável pelas estratégias digitais da Certidoc. Amante de empreendedorismo e jogador de Fortnite nas horas vagas.